top of page

Ultimo Pedido


Um homem, condenado à pena de morte, aguardando pela execução, pediu como último desejo um lápis e papel. Após escrever por vários minutos, o condenado chamou o guarda prisional e pediu que essa carta fosse entregue à sua mãe biológica.


A carta dizia:

“Mãe,

se houvesse mais justiça neste mundo, seríamos os dois executados, e não apenas eu. Você é tão culpada quanto eu pela vida que tenho levado.


Lembra quando roubei e levei para casa a bicicleta de um menino como eu? Você me ajudou a escondê-la, para que meu pai não descobrisse.


Lembra quando roubei dinheiro da carteira do vizinho? Você foi comigo gastá-lo no Shopping.


Lembra quando discutiu com meu pai e ele foi embora? Ele só queria corrigir-me por eu ter roubado o resultado final do curso, do qual acabei sendo expulso.


Mãe, eu era só uma criança…


Pouco tempo depois, tornei-me um adolescente problemático e, agora, sou um homem bastante mal formado.


Mãe, eu era apenas uma criança que precisava de correção, não de aprovação.


Mas mesmo assim, eu perdoo você! Só peço que faça esta carta chegar ao maior número de pais do mundo, para eles saberem que o que faz todos os homens se tornarem pessoas do bem ou do mal é a EDUCAÇÃO.


Obrigado, mãe, por ter me dado a vida e por ter me ajudado a perdê-la!


Assinado: seu filho delinquente”


Reflexão:

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo! (Nelson Mandela)

Educação e repreensão começam nos primeiros anos da infância, e duram até o último dia da vida. (Pitágoras)

Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. (Pitágoras)


Senhores pais e mães, ainda que se sintam culpados por não terem tempo de dar atenção a seus filhos por estarem muito ocupados, preocupados em ganhar mais e mais dinheiro para dar "tudo do bom e do melhor" para eles, lembrem-se de que a maior riqueza que vocês poderão legá-los, é a educação moral, o bom caráter, a honestidade, a humildade, a tolerância...


Os pais de hoje formam uma geração que abriu mão dos valores morais e éticos em nome de um consumismo e de uma competitividade feroz. É hora de pararmos e tentarmos consertar isso, formando seres humanos melhores para o mundo de amanhã!


Adaptação livre por Sete Luzes

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page