top of page

5 provas de que a gratidão é mais poderosa do que você imagina


Muito se fala sobre a importância de ser grato e demonstrar gratidão, seja pelas coisas que possuímos, pelas pessoas que estão ao nosso lado ou pelos pequenos prazeres da vida.


Quem não se lembra do sucesso que foi a ação especial feita pelo Facebook para o Dia das Mães, em 2016? Batizada de thankful, a reação, que no Brasil ganhou o nome de gratidão, movimentava florezinhas pela tela do celular quando o usuário clicava na reação temporária. Apesar de não ser uma forma efetiva de ser grato, o botão virtual revelou o quanto as pessoas têm a necessidade de demonstrar o sentimento. Somente no Instagram, a hashtag gratidão possui mais de 4 milhões de publicações relacionadas.


Em entrevista para o especial da revista Time sobre saúde mental, o psicólogo e professor da Universidade da Califórnia Robert Emmons disse que “há um apelo magnético em relação à gratidão”. Para ele, pioneiro em pesquisas sobre o tema, a gratidão “fala de uma necessidade profundamente arraigada” nas pessoas.


Especialistas em gratidão mostram que ser realmente grato (e isso não quer dizer somente usar a hashtag ou agradecer às pessoas a quem somos gratos) pode mudar as nossas vidas em muitos aspectos. Separamos cinco provas:


1. Melhora o relacionamento


Em 2012, um estudo feito pelo jornal de personalidade e psicologia social com mais de 300 casais mostrou que aqueles que sentiram mais gratos aos seus parceiros recebiam mais gratidão e mantiveram o relacionamento por nove meses a mais do que os casais não gratos.


2. Melhora a sua saúde


A prática da gratidão também tem sido associada à melhora da função renal, redução da pressão arterial e níveis de hormônio do estresse. Isso porque as pessoas gratas tendem a dar mais valor à saúde, o que as leva a cuidar mais de si mesmas.


3. Você se torna mais resiliente


Quando percebemos a bondade e outros benefícios aos quais tivemos acesso, nosso cérebro tende a buscar aspectos positivos em qualquer situação, mesmo as mais ruins. “Uma postura grata em relação à vida é relativamente imune tanto à fortuna quanto ao infortúnio”, diz o psicólogo Robert Emmons.


4. Você se sente mais feliz


Em um estudo realizado por Robert Emmons, os participantes que reportaram todos os dias uma coisa pela qual eram gratos disseram estar 25% mais felizes durante seis meses, depois de repetirem a prática da escrita por apenas três semanas.


5. Você se torna uma pessoa mais legal


Quando você expressa gratidão, isso desencadeia uma resposta biológica no cérebro do destinatário, que inclui uma onda de dopamina química que leva a uma sensação boa, diz o psicólogo. Agradecer seus benfeitores faz com que eles se sintam bem sobre as ações que eles fizeram e isso faz com que eles queiram continuar fazendo o bem, não só para você, mas para outras pessoas.

Fonte: http://razoesparaacreditar.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page