top of page

Presos transformam bicicletas roubadas em cadeiras de rodas para quem não pode comprar


Dois detentos do Presídio de Itajubá, no sul de Minas Gerais, estão transformando bicicletas apreendidas por roubo ou tráfico de drogas em cadeiras de rodas para adultos e crianças da região que não podem comprar o equipamento de extrema necessidade para sua locomoção.


Donizeti e Damião já transformaram 300 bicicletas em cadeiras de rodas.


A dupla também conserta brinquedos quebrados de praças públicas e escolas. Eles ainda são responsáveis pela manutenção geral do presídio, atuando nas áreas de hidráulica, elétrica, pintura, máquinas e alvenaria.


O projeto das cadeiras de rodas começou há seis meses e conta com o apoio da Helibras, empresa brasileira fabricante de helicópteros, instalada em Itajubá. Ela doa as rodas menores, o aro para locomoção, o estofamento e faz a pintura da estrutura das cadeiras.


Damião conta que faz outras reformas nas cadeiras de rodas e já participou de algumas entregas. “É um momento emocionante, fico muito feliz. É gratificante poder ajudar as pessoas com o meu trabalho”, disse.


Para Leandro Rodrigues Palma, diretor de Atendimento e Ressocialização, o projeto ocupa um lugar especial entre todas as atividades realizadas pelos detentos. “Fiquei impressionado com um documento enviado pela ONG Caravelas, em que relatava problemas sociais a região e pedia ajuda. A partir disso, foram surgindo ideias para auxiliarmos de alguma forma”, afirmou.


Mas, a relação do presídio com a comunidade vai além. Semanalmente, outra dupla de detentos lava e passa 200 peças de roupas de cama para postos de saúde da região. Outros dois presos fazem o trabalho de lavar, cortar e embalar verduras, legumes e frutas para o restaurante popular da cidade. Ao todo, são enviados 350 quilos de alimentos.


Fonte: razoesparaacreditar.com/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page