top of page

O Retorno de Saturno


Se você já chegou na casa dos 28 ou 29 anos, ou está perto disso, provavelmente já ouviu falar que está no seu Retorno de Saturno. Uns amigos podem ter dito que sua vida vai virar de cabeça para baixo, outros que tudo vai entrar no eixo, mas a maioria alerta: prepare-se para mudanças.


Caso você não faça ideia de onde será que Saturno está voltando nem que ele tinha ido, esta reportagem resolverá seus problemas. Conversamos com astrólogas e explicamos bem explicadinho o que, segundo a astrologia, a volta do planeta pode causar na sua vida.


O que exatamente é o Retorno de Saturno?

No exato momento em que você nasce, todos os astros estão em uma posição no céu, e isso influencia sua vida. Essa posição é seu mapa natal. "Quando a gente fala em retorno, na astrologia, quer dizer que o planeta volta para a posição em que estava no momento em que você nasceu. Todos os planetas têm retornos, mas quando é mais rápido, o impacto é menor. Já Saturno é um dos mais significativos", explica a astróloga Maria Eunice Souza.


Esse ciclo completo do planeta ao redor do Sol leva cerca de 29 anos e meio. Por isso, é por volta dessa idade que acontece o Retorno de Saturno. Mas as astrólogas todas dizem que a influência do planeta pode começar um pouco antes ou um pouco depois disso. E depois de mais 29 anos, de novo, o retorno acontece outra vez, entre os 56 e 58 anos.


Ele revoluciona sua vida?

Não é bem isso. "Esse é um momento de auditoria na vida. O Retorno de Saturno faz você parar para pensar: quem é você? Onde quer chegar? O que já conseguiu? Dá para melhorar?", explica a astróloga Ciça Bueno.


Isso quer dizer que se você está sendo você ou seguindo o caminho em direção ao que deseja, consolidará esse caminho. Se não estiver, pode ser que aconteça mesmo uma revolução. "Se é uma pessoa que até hoje não se responsabilizou por si mesmo, não segue seu propósito, então ela pode levar uns belos puxões de orelha. Às vezes, ela é demitida de um emprego, outras se separa... É um solavanco par cair na real", diz Maria Eunice.


Isso acontece com todo mundo?

Sim, mas de formas diferentes para cada pessoa. "Depende da posição de Saturno no mapa natal de cada um, depende de como ela está familiarizada com os princípios do planeta e também de como vem conduzindo sua vida", afirma Maria Eunice.


Anne Kate Alves, astróloga também, exemplifica isso com o caso de pessoas de signos que têm Saturno como regente, como aquário e capricórnio: "Essa pessoa viveu a vida toda sob influência de Saturno, está acostumada com essa energia, então o retorno tende a ser mais confortável".


Quais áreas da vida afeta?

Depende do setor em que Saturno está no seu mapa. Não entendeu? Ciça Bueno explica: "Cada setor do mapa é um assunto da sua vida, relações, trabalho, finanças, comunicação etc. Dependendo de onde o planeta está no seu mapa, ele vai afetar aquele assunto durante o retorno".


Dá para se preparar para o retorno?

Dá, sim! A primeira coisa é já fazer antes esse trabalho de se questionar sobre quem você é e o que busca para sua vida. Assim, quando os 29 chegarem, são menores as chances de tudo estar fora do lugar e a revolução acontecer.


As astrólogas também orientam a fazer seu mapa astral antes, assim você pode saber onde Saturno influencia sua vida e onde é mais provável que seu retorno aja com força.


Eu vou ficar mais parecido com meu ascendente depois do retorno?

Essa é uma lenda bem famosa, mas não é real. Para entender, você precisa saber que seu ascendente determina características de como você se mostra para o mundo. "Um personagem que você criou para se defender no mundo", diz Ciça.


Então, se com o Retorno de Saturno você fica mais alinhada com seus reais objetivos e seu real eu, na verdade, você se torna cada vez mais alinhado com seu signo solar (o que a gente chama de signo).


"Mas quanto mais você fica consciente do seu sistema, melhor ele funciona, inclusive a parte que as pessoas veem, que é o ascendente". Por isso pode passar essa impressão, para quem não conhece você muito bem, de que você está "se tornando mais seu ascendente".


Fonte: UOL

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page