top of page

BAMBU e seu simbolismo


O Bambu é uma planta muito cultivada nos países do oriente e com simbolismo místico.

Significa: Simplicidade, resistência, retidão e perfeição.

Segundo os japoneses e chineses, o Bambu nos dá sete lições as quais são.

A primeira: O Bambu nos ensina a humildade diante dos problemas e dificuldades, o Bambu não quebra diante das fortes tempestades mas se curva.

Passando a lição que nunca devemos nos curvar diante das dificuldades e problemas da vida, mas devemos curvar diante do sagrado e dos poderes do alto.

A segunda: O Bambu cria raízes profundas, você não consegue arrancar um Bambu, porque o que ele tem em cima, tem por baixo.

Precisamos aprofundar cada dia a nossa espiritualidade para tornarmos fortes e superar as provações e as intempéries da vida.

A terceira: Um pé de bambu nunca estará sozinho e isolado, mas estará sempre juntos e apegados no outro, passando pra nós a lição da cooperação, da solidariedade e da união, juntos seremos fortes, sozinhos somos presas fáceis.

A quarta: O Bambu não cria galhos, como tem a meta sempre desenvolver para o alto, vive em moita, em comunidade, mostrando pra nós a lição do desapego, não criar galhos, ficar preso a coisas insignificantes que só exaure nossas reservas de energia.

A quinta: O Bambu é cheio de nós e não de eus, como ele é oco, sabe que se crescesse sem nós, seria fraco.

Os nossos nós, são as pessoas que estão próximas de nós, família, amigos, unidos nos dando forças nos momentos difíceis.

A sexta: O Bambu é oco e vazio de si mesmo.

Nos passando a lição de enquanto não nos esvaziarmos de tudo que nos preenche espaço desnecessário, que rouba nosso tempo, tira a nossa paz, não seremos felizes, ser oco significa estar leve e livre e receptivo para receber os eflúvios de boas energias.

A sétima: O Bambu só cresce para o alto, ele busca as coisas do alto, e essa é a nossa meta.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page