top of page

Mitologia: Baron Samedi



BARON SAMEDI


No Voodoo e Vodou haitiano, Baron Samedi é um dos aspectos do Baron, um dos Loa.


Ele é o Loa dos mortos, junto com inúmeras outras encarnações do Barão, Baron Cimetière, Baron La Croix, e Baron Kriminel. Baron Samedi é usualmente descrito com um chapéu branco, terno preto, óculos escuros, e algodão tampando as narinas, semelhante a um cadáver vestido e preparado para o enterro no estilo haitiano.


Ele tem a cara freqüentemente parecida a uma caveira branca (ou de fato tem uma caveira como cara) e fala com uma voz nasal. Ele é o cabeça da Guédé família de Loa, ou um aspecto deles, ou possivelmente o seu pai espiritual. Sua esposa é a loa Maman Brigitte. 'Samedi' significa 'sábado' em francês, embora haja etimologia alternativa.

Baron Samedi de pé nos cruzamentos, onde as almas dos humanos mortos passem a caminho de Guinee. Bem como sendo o loa sábio da morte, ele é um loa sexual, freqüentemente representado por símbolos fálicos e famoso pela perturbação, obscenidade, deboche, e tendo uma predileção especial para o tabaco e o rum. Além disso, ele é o loa da cura e ressurreição, e nesta última capacidade que ele muitas vezes é invocado por aqueles que estão perto da morte ou a morte se aproxima, para cicatrização, já que é apenas o Barão que aceita um indivíduo no reino dos mortos. Ele é considerado um juiz sábio, e um mágico poderoso.

Muito além de ser o mestre dos mortos, Baron Samedi é também um doador de vida. Ele pode curar qualquer mortal de qualquer doença ou ferimento, se ele acha que vale a pena. Seus poderes são especialmente grandes quando se trata de Vodu maldições e magia negra. Mesmo que alguém tenha sido atingido por um feitiço ancião que os traz para a beira da morte, eles não vão morrer se o Barão se recusar a cavar a sua sepultura. Enquanto este poderoso espírito os manter fora da terra, eles estão seguros de qualquer mazela.

Ele também garante que todos os cadáveres apodrecem no chão para previnir que qualquer alma possa ser trazida de volta como um zumbi . O que ele também pode permitir mas o preço que exige em troca depende de seu humor. Às vezes, ele se contenta com seus seguidores vestindo roupas pretas, brancas ou roxas ou usando objetos sagrados outras vezes ele pode simplesmente pedir um pequeno presente de charutos, rum, café preto, amendoim grelhado ou pão. Mas às vezes o Barão exige uma cerimônia voodoo para ajudá-lo a passar para este mundo afim de cumprir algum de seus objetivos.


Tags:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page