top of page

O SEGREDO DA AÇÃO



A mídia hoje, na busca desenfreada por audiência das emissoras, exalta a violência e as aflições humanas em seus dramas da existência material. Não devemos ser insensíveis aos sofrimentos e o maior serviço à Deus é servir aos caídos no caminho. Todavia, vigiemos para que não sejamos contaminados pelo medo de sobreviver e daí sermos diariamente pessimistas, vítimas do destino e acostumados a reclamar. Não nos afastemos do sentimento de GRATIDÃO e SERENIDADE INTERIOR, independente de condições externas dualistas: apegos e aversões, gostos e desgostos...Vigiemos nossa casa mental e façamos a faxina diária. Busquemos agir no mundo com discernimento espiritual. REFLITAMOS:


O SEGREDO DA AÇÃO – Swami Vivekananda


"Cada ação que praticamos volta para nós como reação; as nossas ações podem agir sobre outras pessoas e reagir sobre nós. Certamente vocês já observaram, que as pessoas quando cometem más ações, tornam-se cada vez mais perversas, e quando praticam o bem ficam cada vez mais fortes, e aprendem a fazer o bem sob quaisquer circunstâncias. A intensificação da ação ocorre porque agimos e reagimos uns sobre os outros.


Tomemos um exemplo da física. Quando executo uma ação, pode-se dizer que minha mente vibra em determinada frequência, e todas as mentes que estão em circunstâncias análogas são afetadas por ela. Se colocarmos em uma habitação diferentes instrumentos musicais, afinados no mesmo tom, observaremos que ao tocarmos em um deles, os outros irão vibrar e reproduzir a mesma nota. Do mesmo modo, as mentes que estiverem vibrando na mesma frequência serão afetadas por pensamentos análogos.


Suponhamos que eu pense ou cometa um mal, então a minha mente passa a vibrar em uma determinada frequência e todas as mentes que estiverem em harmonia com ela serão afetadas. Da mesma forma, quando pratico uma boa ação, minha mente vibra na frequência do bem e as mentes que estiverem em sintonia com ela serão beneficiadas. O poder que uma mente exerce sobre outra depende da intensidade do pensamento.


Segundo este símile, pode-se dizer que assim como as ondas de luz podem levar milhões de anos antes de alcançar um objeto, assim também as ondas mentais podem viajar centenas de anos antes de encontrar um objeto com o qual vibrem em uníssono. É provável que nossa atmosfera esteja cheia de vibrações mentais, boas e más. O pensamento projetado por um cérebro segue vibrando, por assim dizer, até encontrar uma mente devidamente sintonizada que o assimile. Da mesma forma, quando um homem comete más ações cria em sua mente um estado vibratório, que permite às ondas mentais correspondentes entrarem em sintonia. Essa é a razão porque um malfeitor se torna cada vez pior e suas ações se intensificam.


A mesma coisa acontece com as pessoas que praticam boas ações; suas mentes conseguem assimilar, cada vez mais, as ondas semelhantes que existem na atmosfera, intensificando desta forma as suas boas ações. Consequentemente corremos um duplo perigo quando praticamos o mal; primeiro, abrimos nossa mente às más influências que nos rodeiam; segundo, criamos um mal que poderá afetar outras pessoas, talvez daqui a cinquenta anos. Ao fazer o mal, prejudicamos a nós mesmos e aos demais. Ao fazer o bem, beneficiamos a nós mesmos e, ao mesmo tempo, aos demais."


(Texto extraído do livro “Karma Yoga” de Swami Vivekananda).


Fonte: http://www.triangulodafraternidade.com/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page