A SIMPLICIDADE E A SABEDORIA DOS PRETOS VELHOS


Quem nunca se encantou com a simplicidade de um Preto velho ou Preta velha?

Muitas pessoas pensam que essas venerandas entidades de luz são espíritos que só viveram no tempo da escravidão e que até hoje, apresentam-se nessa "forma" e com as características da fala, gestual e “vestimentas” características, porque estão presas a um tempo que já se foi ou que ainda não evoluíram o bastante. De fato isso realmente aconteceu, pois muitos espíritos que hoje servem com Jesus, já foram na carne escravos negros em encarnações pretéritas. como sabemos viviam em senzalas, sofrendo com o açoite e com os maus tratos e humilhações de seus senhores brancos. Gostaríamos de esclarecer que em sua maioria as entidades que tomam a forma dos pretos velhos na vertente umbandista e através de seus médiuns, são espíritos da mais alta hierarquia espiritual.

São profundos conhecedores das almas humanas, médicos espirituais que atuam na caridade com o Cristo em nome do Amor incondicional. Mas por que será que essas amorosas entidades falam de forma mansa um português “incorreto” (próprio dos escravos negros), com trejeitos característicos, humildes e em tom quase inaudível? Será que tem um motivo especial?

Ouvi dizer certa vez de um sábio, que é para chegar mais perto do coração das criaturas humanas, isto é, falando e portando-se como entidades “menos esclarecidas”, com os pés descalços, trajando roupas simples e com aspecto de um idoso (a) curvados quase que olhando para o chão. Dessa forma, nós, os encarnados, não veríamos problemas em relatar-lhes nossas mazelas morais, nossas vergonhas e experiências menos dignas no campo da vida. Diante de uma entidade mansa e amorosa, não temeríamos possíveis julgamentos anti-caridosos.

Já não se pode afirmar o mesmo se estivéssemos (nós, consulentes) diante de um doutor diplomado pelas faculdades terrenas, culto e ereto, sisudo e, de certa forma, frio e formal. Que pensamentos lhe passariam na mente?


É relevante afirmar que os médicos da Terra são respeitáveis, importantes e necessários, mas assim como nós mesmos também precisam da bondade e generosidade dos desencarnados evoluídos para exporem seus segredos, suas vergonhas e dores que só um ser já iluminado poderia ouvir sem fazer julgamentos duros oriundos de um preconceito próprio dos espíritos inferiores.


Ao contrário, esses homens e mulheres de todas as classes sociais, eruditos ou não, saem dessas consultas, ENCANTADOS com a figura simplória e humilde do idoso amorável e caridoso, que com seus conhecimentos de ervas e rezas, cura desde o “pé inchado até o câncer”, conforme nosso merecimento.


Esses espíritos fantásticos e esclarecidos, evoluídos e inteligentíssimos, que são abnegados servidores da Seara Divina, transformam-se em velhinhos amorosos e mansos para prestar-nos a verdadeira caridade dentro da Umbanda e assim estarem mais juntos do nosso coração.

A fala simples é para que depositemos neles a confiança e, pouco a pouco, nos desarmarmos num trabalho de psicoterapia enriquecedor. Mas acima de tudo é importante não esquecermos de que esses irmãos podem admoestar-nos e chamar nossa atenção com muita firmeza quando necessário, assim como um pai amoroso, justo e dedicado o faz ao filho incauto.

São magos brancos, profundos conhecedores da magia. Retiram da natureza os elementos para tratar-nos as moléstias de ordem espiritual e física.

Repetimos, são espíritos da mais alta hierarquia espiritual!

E nessa linha de amor incondicional mesclada com a caridade com Jesus, encontraremos outros espíritos de luz resplandecente, como os Caboclos, as crianças e os orientais, entre outros...


Para cada grupo de pessoas no mundo existe um templo, uma doutrina, uma filosofia religiosa que irá se encaixar perfeitamente de acordo com o grau evolutivo de cada um.

E tudo tem um significado oculto, oriundo de uma fonte Inteligente, Perfeita e Maior que é Deus.

Para cada consciência há um estágio!


Axé, namastê!


Fonte: http://ramatismissaodeluz.blogspot.com/2018/09/a-simplicidade-e-sabedoria-dos-pretos.html#more

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • Google+ Basic Square

© 2026 por Sete Luzes.