Mimimi e a Não Expressão das Emoções Negativas


Não leia apenas com a mente. Tome cuidado com o senso de identificação dentro de você. Não há nenhuma verdade espiritual que eu possa lhe contar que já não esteja no seu interior. Só o que posso fazer é chamar sua atenção para algumas coisas que talvez estejam esquecidas. A sabedoria da vida – antiga, mas ainda assim sempre nova – é então ativada dentro de cada célula do seu corpo.


– Eckhart Tolle – O Poder do Agora


O homem está disposto a sacrificar quase tudo para seu desenvolvimento pessoal, menos o seu sofrimento. Ele é inútil, contra producente e descartável em qualquer situação: é uma expressão de tudo aquilo que você não quer ser. E ainda assim ninguém quer se livrar do próprio sofrimento.

A expansão da consciência exige sacrifícios. Fica claro com o passar do tempo que tudo o que é necessário sacrificar é o que não era verdadeiro. Expansão de consciência não é passeio no parque, é verdade pura e simples, mentira e verdade não podem conviver, expandir a consciência é vivenciar a verdade e remover o que é falso.


Cabe aqui uma reflexão sobre o que é, e o que não é a expressão de uma emoção negativa. É muita fácil diferenciá-las: uma expressão de emoção negativa, NUNCA vai resolver a situação. É reclamar da fila do banco para a pessoa da frente, é se colocar na posição de vítima do mundo e expôr-se a vista de todos, gritar o seu descontentamento com qualquer coisa sem fazer absolutamente nada para transformar, aceitar ou compreender essa situação. É falar mal de alguem que não esta presente para se defender, é a indireta que visa ofender ao invés de resolver, um julgamento moral. Inveja, raiva, soberba, a lista é imensa. Expressão negativa é toda e qualquer manifestação, interna ou externa que visa alimentar um ego ferido ou inchado.


Vamos conhecer algumas possíveis causas para a expressão dessas emoções.

Reclamamos porque isso nos dá um pseudo controle do problema, quando vomitamos nossas reclamações nos outros momentaneamente somos os donos da situação, podemos manipulá-la de várias formas dando o contorno que quisermos, nos transformando em vítimas ou heróis de uma situação qualquer. O ego é desesperado por controle, poder sobre os outros e sobre as situações: ele se debate, clama em prantos ao mundo que se adeque a ele. O resultado é uma história sofrida com um mártir se gabando ou de uma vítima indefesa diante de um monstro terrível.


Expressamos emoções negativas pois vivemos em uma sociedade de chorões, criamos grupos de suporte para nos apoiar nessas situações, dessa forma recebemos energia na forma de atenção. Quanto mais reclamamos mais energia ganhamos. Desde a queda e a separação da fonte, ou qualquer outro mito que explique nosso distanciamento do Divino, buscamos formas de nos conectar com a energia do universo, na maior parte das vezes, a forma é externa, ou seja tentando ganhar energia do outro, obviamente essas formas são fadadas ao fracasso já que a fonte real está dentro de nós. Buscar energia do outro é inútil como tentar matar a sede com água do mar, você acredita que esta saciando sua sede de energia quando na verdade está se afastando cada vez mais de você mesmo, ou no caso da água, morrendo.


As emoções negativas como tudo no universo tem um padrão de onda, é uma vibração, essa vibração incômoda fica lá dentro de nós ou a nossa volta e uma das formas de se livrar dela é falar. O ato de falar libera uma quantidade enorme de energia. Essa é a uma das razões de se manter segredo ao realizar magia, falar sobre um ato mágico libera e dissipa a energia que estava sendo acumulada para o propósito, o problema de reclamar no entanto é que mesmo sendo liberada é uma energia ruim que esta sendo dissipada a sua volta, é veneno e ainda que você acredite que você está se livrando dele, na maior parte das vezes acaba sendo absorvido novamente. A imagem é forte mas é real, a reclamação é como uma regurgitação energética, que se não for completamente limpa continuará impregnada em você, sendo inclusive reabsorvida se não devidamente dissipada ou transmutada. Vale dizer que o desabafo é uma forma saudável de expressão de emoções negativas. É um método muito eficaz de se livrar dessa energia, desde que seja feito com o propósito de se livrar dela e não roubar a dos outros. O desabafo envolve um processo de manifestação da Verdade, por isso é eficiente. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


É mais econômico e fácil, energeticamente falando, reclamar do que encarar o problema. Para o nosso ego reclamar é uma forma de lidar com a situação, o que é uma tremenda enganação, você não está resolvendo nada e está alimentando o pior em você, e a situação continua não sendo resolvida. O ego não discrimina, energia é energia e quanto mais ele puder movimentar melhor. Por isso gostamos tanto de reclamar e criticar: somos máquinas construídas num ambiente onde esse é o padrão, reclamar de tudo e não fazer nada para mudar. Mudar exige assumir responsabilidade por seus atos e pelas consequências de seus atos. Parar de reclamar é um sacrifício que o ego não está disposto a fazer. Reclamar e mimimizar é energia fácil, rápida e disponível, a reclamação é a gordura açucarada frita das emoções, e faz tão mal quanto.


Compreender a velocidade e o nível de desenvolvimento diferente dos corpos é fundamental nessa equação. Falta controle e consciência do corpo emocional, ele é o mais rápido de todos os corpos, é o primeiro a reagir na maioria das situações. É uma constatação simples, basta observar todo e qualquer ato comum e ordinário em sua vida que em geral você costuma reclamar, observe como primeiro você tem uma reação emocional instantânea, logo em seguida essa emoção se manifesta no seu corpo físico de alguma forma: tensão, dor, ranger de dentes ou qualquer tipo de desconforto físico. Muito tempo depois, minutos, horas ou dias, é que você revisita a situação dentro de um aspecto racional, espiritual ou até mesmo emocional consciente e enxerga um padrão ou uma razão por detrás do ocorrido fazendo você se roer de embaraço ou qualquer outro sentimento, que pode desencadear todo o ciclo novamente. Isso ocorre pela nossa falta de consciência e prática com as oitavas superiores do corpo emocional, ele está acostumado a se alimentar de lixo e quando vê a possibilidade de se alimentar disso salta na frente dos outros. Quantas vezes você de fato treinou seu corpo físico a responder corretamente a situação de estresse, medo, raiva ou sua mente, analisando as situações em que se envolve de forma independente do emocional. Não discriminemos o corpo emocional ele é maravilhoso e poderosíssimo se usado para o propósito de lhe desenvolver então é indescritível, no entanto exige muito cuidado e responsabilidade ao usá-lo.


Não expressar emoções negativas não significa engolir sapos, significa não alimentar o câncer da reclamação, colocar sua energia em outra coisa, no que vai resolver e se não for possível resolver, aceite como é, compreenda, seu julgamento negativo não vai fazer com que algo melhore. Desafie a si mesmo a expressar suas emoções com intenção clara e propósito elevado, ou se for inevitável a expressão negativa assuma para si mesmo que o que esta prestes a fazer ou que fez é um mimimi. O primeiro passo para a mudança é o reconhecimento.



Fonte: https://www.deldebbio.com.br/mimimi-e-a-nao-expressao-das-emocoes-negativas/#more-11156

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • Google+ Basic Square

© 2026 por Sete Luzes.