top of page

O DISCÍPULO DA MADRUGADA


Um livro sobre amizade e fé do Padre Fábio de Melo


Todos nós em algum momento da vida passamos pela experiência da escuridão do medo, da dúvida, da desilusão e de tudo que nos torna limitados. No livro "O discípulo da madrugada" o narrador é personagem principal da história. Temos um homem que viveu seu caminho de ritos, mas isso não o preencheu em sua busca espiritual. Na obra há a amizade entre Jesus Cristo e o narrador que se torna seu discípulo. A madrugada ilustra o momento do dia em que o nosso discípulo em destaque, faz seus encontros formativos com Jesus. A amizade com Cristo faz toda perspectiva do homem de ritos ser restaurada.


O homem cresce em espírito e participa do dia da crucificação do seu amigo. Ele acompanha inerte todo o acontecimento, sendo contaminado pelo arrependimento de nada ter feito em benefício daquele que tanto o ensinou. Podemos refletir através da omissão do personagem, as dúvidas e questionamentos que fazemos em torno da fé. O discípulo da madrugada vê seu mestre cumprir diante de si o seu propósito. A partir da crucificação do amigo ele passa a viver sua espiritualidade de maneira mais profunda. O personagem do livro morre para o apego aos ritos e renasce para a vivência concreta do que é espiritual. O rito para quem caminha na fé é necessário e faz parte do trajeto de quem busca a vivência da espiritualidade. Porém, há um momento que o cristão necessita buscar Deus como um amigo que está pronto para ouvi-lo.Sabemos que não existem formalidades entre amigos. Assim, a oração nesta busca profunda da fé torna-se um diálogo com o amigo Deus.


O livro é uma ótima reflexão para este tempo de Quaresma. Trata-se de uma leitura que nos coloca diante das questões da alma. A busca do personagem para estar com o amigo Jesus, nas madrugadas, mostra para o leitor o olhar amoroso e disponível da figura de Cristo para a humanidade. A morte e ressurreição do filho de Deus são o grande marco do cristianismo. Amizade e fé são vivências que caminham juntas ainda para aqueles que não acreditam em Deus. Para ser amigo de alguém eu preciso acreditar nessa pessoa e manter laços de confiança com ela. Pode-se dizer que o livro trata deste vínculo celeste, que todos possuem ao olhar para a vida com fé. Quando um amigo nos torna melhores a partir da nossa convivência com ele, podemos dizer que nesta amizade há uma marca de Deus. Ser amigo é uma vivência de fé e oração porque constantemente estamos transferindo para o outro bons sentimentos, e a partir desta troca recíproca vamos crendo no amor e na bondade que existem nas pessoas.


Você pode adquirir o seu clicando aqui

© obvious: http://obviousmag.org/a_literatura_vivendo_em_mim/2017/o.html#ixzz4craXWu53 Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page