top of page

Dia de Yemanjá e os portais do 02/02/2020...


Dia 02 de fevereiro é comemorado no Brasil o Dia de Iemanjá, a Rainha do Mar e mãe de todas as cabeças.


Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja “Iemanjá” ou Yemoja, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” (“Mãe cujos filhos são peixes”), identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejibe e ossá, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba yemanja.


No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas.


Caracteristicas dos filhos, oferendas e curiosidades sobre Iemanjá



Rege a maternidade, e é a mãe dos peixes que representam fecundidade. Seu dia à sábado.


Nas grandes “obrigações“, as oferendas são cabra branca, pata ou galinha branca.

Gosta muito de flores e é costume oferecer-lhe sete rosas brancas abertas, que são jogadas ao mar para agradecimento.


Sua cor é a branca com azul. A saudação é Odoyá! Usa um adé com franjas de miçangas que esconde o rosto. Leva na mão o bébê – leque ritual de metal prateado de forma circular, com uma sereia recortada no centro.


0 tipo psicológico dos filhos de IEMANJÁ é imponente, majestoso e belo, calmo, sensual, fecundo e cheio de dignidade e dotado de irresistível fascínio (o canto da sereia).


As filhas de IEMANJÁ são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros (OMULU).


A deusa das águas recorrem as mulheres que não conseguem engravidar. Porque é Iemanjá quem controla a fertilidade, simbolizada em seu corpo robusto, forte, em seus seios volumosos e na aparência sensual.


Qualidades, aliás, de todas as suas filhas, que se revelam excelentes como donas de casa, educadoras e mães. Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São possessivas e muito ciumentas.


Embora se mostrem tranquilas a maioria do tempo, podem se tornar verdadeiras feras quando perdem a paciência. Mais do que isso, não perdoam ofensas com facilidade. Intrometem-se tanto na vida dos familiares que chegam a sufocar. Mas a intenção é sempre das melhores.


IEMANJÁ, por presidir a formação da individualidade, que como sabemos está na cabeça, está presente em todos os rituais, especialmente o bori, por isso é considerada a mãe de todo as as cabeças independente do seu primeiro orixá.


02 de fevereiro é o “Dia de Yemanjá”


Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de Fevereiro, a maior festa do país em homenagem à “Rainha do Mar“. A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas preferidas pela orixá como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados e muitas rosas brancas.


Outra festa importante dedicada a Iemanjá ocorre durante a passagem de ano no Rio de Janeiro. Milhares de pessoas comparecem e depositam no mar oferendas para a divindade. A celebração também inclui o tradicional “Banho de pipoca” e as sete ondas que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões, pulam como forma de pedir sorte à Orixá.


Na Umbanda, é considerada a divindade do mar, além de ser a deusa padroeira dos náufragos, mãe de todas as cabeças humanas.


"Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta"— Jorge Amado


Além da grande diversidade de nomes africanos pelos quais Iemanjá é conhecida, a forma portuguesa Janaína também é utilizada, embora em raras ocasiões. A alcunha, criada durante a escravidão, foi a maneira mais branda de “sincretismo” encontrada pelos negros para a perpetuação de seus cultos tradicionais sem a intervenção de seus senhores, que consideravam inadimissíveis tais “manifestações pagãs” em suas propriedades. Embora tal invocação tenha caído em desuso, várias composições de autoria popular foram realizadas de forma a saudar a “Janaína do Mar” e como canções litúrgicas.


Domingo é dia de Iemanjá e também atentem para a data...02/02/2020


A data 02/02/2020 é uma data de mão dupla - de trás para frente também se lê: 02022020 - além disso, ele têm somatório igual a 8, que simboliza a intermediação entre o céu e a terra, o ilimitado, infinito...sem início e sem fim.


Neste dia, abre-se um portal que nos trará energias de clareza e iluminação, auxiliando-nos a enxergar o mundo numa perspectiva mais ampla, assim teremos a oportunidade de colocarmos uma nova ordem em nossas vidas. Os Portais são alinhamentos que criam uma geometria específica no espaço/tempo, se tornando uma oportunidade para a conexão com o nosso Eu Superior, através da presença, oração, meditação e do coração.


Neste dia teremos um imenso portal energético de limpeza, regeneração e liberação de padrões antigos que carregamos e que não nos servem mais…


O número 2 tem uma energia feminina que desperta o cuidar, a sensibilidade, a intuição, a conexão com o universo interior. Nos fala da importância de trabalharmos as emoções, as águas internas e as dependências emocionais. A energia 2 desperta o romantismo e a vontade de estabelecer vínculos, o anseio de pertencer, de fazer parte, de estabelecer conexão, de buscar o par, de estar junto sem perder a identidade.


2222 = 8

Sequência mestra que fala da importância de trabalhar o poder interno, a força de vontade, a organização e a eficiência para realizar grandes feitos, para aproveitar grandes oportunidades. Nos impulsiona a ter ousadia, a planejar e concretizar negócios com êxito econômico, a descobrir e praticar o nosso poder de cura. É a sequência que ajuda a perceber o padrão emocional que temos, e ajuda a criar e estruturar novos caminhos, mais conscientes.


Começamos o ano com o Portal 2222, no dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá. A rainha das águas, que rege os mares e nossas emoções, assim como a energia do número 2. O que faz desse dia e dos portais do mês de fevereiro ideais para trabalhar as águas internas, expressar as emoções e ampliar a percepção energética.


Essas sequências (2, 22, 222, 2222) se apresentam poucas vezes em cada milênio. No nosso século temos: 2000, 2002, 2020 e 2022, os 22 anos mais revolucionários da história. E volta a se repetir no século XXIII em 2200, 2202, 2220 e 2222. Ou seja, estamos dentro dessa grande onda energética que se estende por mais 2 anos, e volta a se repetir somente a partir de 2200.


2020 tem a energia do 2, do 4, do 20 e do 22.

O número 2 traz a facilidade de relacionar-se bem com todos, com empatia e diplomacia. O 4 oferece o poder de trabalhar e manifestar tudo de forma bem prática e concreta. O 20 traz a consciência de que todo o problema traz consigo a solução e é o caminho para a cura. O 22 desperta a sensibilidade, a compaixão e a capacidade de se conectar com pessoas, causas, e concretizar grandes realizações que beneficiam a todos. Ele traz o poder da materialização desses projetos, da construção, da arquitetura universal.


Embora o 22 seja visionário e idealista, ele consegue manter seus pés no chão para realizar de maneira prática e objetiva os seus sonhos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page